Tel: 4433-2900 / Whatsapp: (11)98043-4845
Metodologias de Ensino Ativas
Somos pioneiros na utilização de metodologias que, além de auxiliar na absorção do conhecimento, também permitem que nossos alunos interajam e se desenvolvam como cidadãos.
Sala de Aula invertida:
Na sala de aula invertida o foco principal é no aluno. Sendo assim, é possível considerar inclusive as preferências da nova geração e propor que o primeiro contato com o conteúdo, estudado previamente à distância, seja feito por meio do uso de de materiais digitais, como: videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.
Em sala de aula o conteúdo introdutório é aprofundado e discutido entre os colegas, e mais adiante, com o conhecimento pleno do tema, o professor traz assuntos complementares, desenvolve projetos específicos, atividades em grupo e claro, age como um aliado, um curador e um guia fundamental no processo de aprendizagem.
Aumenta o interesse do aluno pois permite questionamentos, pesquisa, observação, prática, debate, reflexão e conclusão. Os alunos devem desenvolver competências e habilidades para a vida, estimulando o pensamento crítico, diálogo e a comunicação. O papel do professor é como facilitador, propondo projetos relacionados aos temas do conteúdo programático trabalhados naquele período.
Muitos alunos aprendem efetivamente quando colocam a mão na massa, ou seja, quando eles produzem sozinhos, descobrem na prática os desafios de todo o processo de aprendizagem, melhorando os resultados, superando os problemas do ensino tradicional e sempre evidenciando os alunos e não os programas e técnicas empresariais.
Sempre que possível, os professores devem organizar a sala para criar um ambiente de trabalho participativo e colaborativo, tornando as aulas mais acolhedoras e principalmente promovendo o debate de ideias, o pensamento crítico, diálogo e comunicação em prol da resolução das situações em questão.
Muitos alunos, acostumados e conformados com o ensino tradicional, perderam seus espíritos criativos e inovadores, e para resgatá-los, os professores devem proporcionar um ambiente onde errar faz parte natural do processo de aprendizagem, onde todos poderão tentar, errar, tentar de novo, até acertar e voltar a participar efetivamente da produção e solução dos problemas propostos nos projetos.
O lúdico sempre foi importante no processo de ensino e aprendizagem, e também é um elemento importante das metodologias de ensino ativas.
O uso de jogos e elementos de jogos, promove o engajamento, comprometimento e a participação entre equipes de alunos, além de tornar as aulas mais atraentes, produtivas e eficientes para alunos e professores.